domingo, 3 de junho de 2012

A violência doméstica em tempos Atuais















O mundo que nos cerca está cada vez mais violento certo? Não acredito que o mundo começou a ficar violento de repente e que num subito momento de crise financeira as pessoas estejam cada vez mais estressadas com a situação economica e por isso gere tanta violência.
A violênica doméstica existe desde os primórdios da existencia humana na terra. As mulheres não começaram a apanhar no século XX e nem foi da  sua metade para cá que com a evolução da tecnologia a mulher começou a sofrer violência.
Essa violência já é cometida desde sempre, mas agora parece que ficou mais evidente, e mostra-se mais o que acontece dentro das casas. E quando não fica entre as paredes da casa, joga-se pela janela, atira-se no lago, rio ou enterrar-se no fundo do quintal. Com direito a requintes de crueldade dignos de filmes de terror ou nem mesmo o Marques de Sades, seria tão impecavel e usaria de tanta destreza. Nem Alfred Hitchicock ou Stephen King seriam tão criativos quanto ao grau de perversão que nos é mostrado hoje.
Pode também ocorrer de várias maneiras como por exempl o: silenciosamente, quando sorrateiramente ela vem se delineando numa relação entre namorados, mas as vezes a moça está tão cega, tão encantada, mesmo enfeitiçada por aquele sentimento que a aprisiona, que mesmo que veja os sinais não conseguirá enxergá-los.
Tudo começa na família. Em uma interminável história que anda em círculos nos desertos dos relacionamentos familiares. Falta de amor. Sim. Falta de responsabilidade? Talvez.
O ser humano tem dentro de si uma maldade que faz parte do pacote da personalidade e do carater. E por isso cabe a nós, a cada um, escolher o caminho que vai trilhar.
O Fator X talvez seja a insatisfação gerada pelos mesmos motivos que geram a violência em geral. Poder.
Na cadeia de poder familiar o homem é o cabeça por isso quando não está satisfeito espanca a mulher em alguns casos ou na maioria deles os filhos também sofrem danos colaterais. Quando não é o pai o autor da violência contra o filho é a mãe, porque ela precisa descontar em alguem o mal que está sofrendo. E assim o irmão mais velho ao mais novo. Uma interminável forma de ensinar o filho homem que uma mulher não vale nada e que ele como homem só tem uma saída quando estiver com raiva espancar a mulher que ele tiver pela frente.
Os casos de violência tem nos chocado como se fossem os primeiros a acontecer e se nunca antes nada disso tivesse ocorrido. " O bicho tá pegando" porque os meios de comunicação estão mais ativos e por sensacionalismo ou não estão mostrando a realidade que antes ficava escondida nos Segredos familiares. É porque toda família tem um segredo.
Portanto chegamos a conclusão que a santidade da familia foi maculada desde há muito. Interessante elucidar uma questão que dizem que a programação televisiva é uma das grandes vilãs do nosso tempo pois está entre os meios de comunicação se não for o mais influente. Pois digo que espacamentos de mulheres, abuso sexual de filhos já acontecia desde Sodoma e Gomorra.
O que mais ocorre hoje na realidade, e que acho que é o medo maior, é que o seu segredo também seja revelado. Porque todos tem segredos ainda que inocentes para por dentro de uma caixinha. E por mais lindo que seja colocar a foto da familia numa moldura na parede central da casa, repare que os olhares e as posturas demonstram a verdade que está oculta  neste retrato. Como no retrato de Dorian Gray. É fantastico saber que como as vezes o que as palavras não falam estão revelados na linguagem corporal de cada um.
Nós precisamos é estar atentos aos movimentos que estão sendo expressados e aprender a le-los de forma real. Assim como os cegos desenvolveram o braile e utilizam dos outros sentidos; assim como os surdos desenvolveram sua linguagem de libras e usam os outros sentidos. Assim devemos utilizar dos nosso outros sentidos e perceber que no mundo a nossa volta exite muito mais que palavras.



foto: redeleste.blogspot.com/2009/11/linguagem-corporal/html.









Nenhum comentário:

Postar um comentário